A Hermenêutica Formativa E A Arte De Interpretar: Docência Em Práticas De Cuidar E Educar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62506/phs.v1i1.8

Palavras-chave:

Hermenêutica Formativa, Docência, Cuidado

Resumo

O texto discute a ideia de Hermenêutica Formativa, baseada na filosofia de H.G.Gadamer, apresentando estudos empíricos sobre as experiências docentes quanto ao cuidado e ao sofrimento psíquico de alunos. Foram tomadas algumas vivências de docentes apreendidas nos percursos do componente curricular “Núcleo Temático em Políticas da Vida” (NT), a partir das atividades do Grupo de Trabalho (GT) “Metodologia Viva”, que aborda a qualidade das relações vividas pelos docentes, bem como a relação entre educação e saúde e sua indissociabilidade entre o cuidar e o educar. Participaram das atividades do GT vinte professores da educação básica. Como dispositivos de informações foram utilizados entrevistas, questionários e duas rodas de conversas vivenciadas no próprio espaço escolar em busca de interpretação acerca das experiências docentes. Em relação à análise, optou-se pela articulação da análise de conteúdo do tipo “tema emergente” e a análise fenomenológica do tipo círculo hermenêutico. Os horizontes interpretativos se organizaram em: A desvalia do docente cansado; O cuidado docente interrompido e suas possibilidades de resgate; Phronesis: saberes e estratégias docentes. Nesse processo inventivo de si, a ação de cuidado passa pelas relações e práticas de diálogo. Nessa arte de se interpretar e cuidar, o próprio ato educativo se faz na relação.

Biografia do Autor

Marcelo Silva de Souza Ribeiro, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutor em Ciências da Educação (Université du Québec à Montréal), Professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco

Clara Maria Miranda de Sousa, Universidade de Pernambuco

Mestre em Educação (Universidade de Pernambuco)

Fernanda Patrícia Soares Souto Novaes, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mestre em Educação para Graduação nos Cursos da Saúde. Doutoranda em Educação nas Profissões da Saúde. Professora da Universidade Federal do Vale do São Francisco

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Publicado

2020-04-06

Como Citar

Ribeiro, M. S. de S., Sousa, C. M. M. de, & Novaes, F. P. S. S. (2020). A Hermenêutica Formativa E A Arte De Interpretar: Docência Em Práticas De Cuidar E Educar. Phenomenology, Humanities and Sciences, 1(1), 56–71. https://doi.org/10.62506/phs.v1i1.8