A Hermenêutica Formativa E A Arte De Interpretar: Docência Em Práticas De Cuidar E Educar
DOI:
https://doi.org/10.62506/phs.v1i1.8Palavras-chave:
Hermenêutica Formativa, Docência, CuidadoResumo
O texto discute a ideia de Hermenêutica Formativa, baseada na filosofia de H.G.Gadamer, apresentando estudos empíricos sobre as experiências docentes quanto ao cuidado e ao sofrimento psíquico de alunos. Foram tomadas algumas vivências de docentes apreendidas nos percursos do componente curricular “Núcleo Temático em Políticas da Vida” (NT), a partir das atividades do Grupo de Trabalho (GT) “Metodologia Viva”, que aborda a qualidade das relações vividas pelos docentes, bem como a relação entre educação e saúde e sua indissociabilidade entre o cuidar e o educar. Participaram das atividades do GT vinte professores da educação básica. Como dispositivos de informações foram utilizados entrevistas, questionários e duas rodas de conversas vivenciadas no próprio espaço escolar em busca de interpretação acerca das experiências docentes. Em relação à análise, optou-se pela articulação da análise de conteúdo do tipo “tema emergente” e a análise fenomenológica do tipo círculo hermenêutico. Os horizontes interpretativos se organizaram em: A desvalia do docente cansado; O cuidado docente interrompido e suas possibilidades de resgate; Phronesis: saberes e estratégias docentes. Nesse processo inventivo de si, a ação de cuidado passa pelas relações e práticas de diálogo. Nessa arte de se interpretar e cuidar, o próprio ato educativo se faz na relação.
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