A lei do dia e a paixão pela noite: o belo e bom combate de Husserl e Jaspers
DOI:
https://doi.org/10.62506/phs.v6i33.243Palavras-chave:
Fenomenologia, Existência, Ética, Noite, SentidoResumo
Este artigo pretende mostrar a luta com o poder da noite em dois grandes filósofos do século XX: Husserl e Jaspers. Tal como os grandes pessimistas do pensamento, Husserl sentiu a presença da sombra ao longo da sua vida filosófica. Além disso, ele estava atormentado pela possibilidade de que a vida, mesmo orientada para um objetivo ensolarado, pudesse ser finalmente um encontro com um puro nada. Husserl, tendo experimentado o sentimento de nulidade da existência (Schopenhauer), mostrou-se ele próprio forte na batalha contra uma visão passiva e fatalista do mundo e da vida. Uma luta semelhante ocorreu com Jaspers, um filósofo da existência que realmente explorou a profundidade visualizada por Husserl. Existe um fundo de obscuridade que nos sustenta e sem o qual não podemos chegar a nós mesmos através da reflexão. Mesmo sendo fiel à lei do dia, Jaspers entendeu que o poder da noite é maior do que imaginamos. “Os poderes que exercem o seu império sobre nós através dos seus estímulos são incalculáveis.” Conclusão desconcertante: podemos ser atraídos por aquilo que destrói a ordem geral e elimina a razão. Quando isso realmente acontece, caímos num turbilhão incontrolável. Começamos a negar tudo, inclusive a nós mesmos. Como entender essa paixão ou tentação da noite? Veremos que Husserl e Jaspers enfrentaram isso de forma essencialmente ética, graças a um belo e bom combate que os manteve fiéis à lei do dia.
Referências
CIORAN, E.- Breviário de decomposição. Trad. José Thomaz Brum, Rio de Janeiro: Rocco, 1995.
HUSSERL, E. – Valor de la vida. Valor del mundo. Moralidad (virtude) y felicidade (1923). Trad. Julia V. Iribarne, Clafen - Acta fenomenológica latino-americana, volumen III, 2009 (https://www.clafen.org/AFL/V3/789-821_Husserl%28Valor-de-la-vida%29.pdf).
HUSSERL, E. – Europa: crise e renovação. Trad. Pedro M.S. Alves e Carlos Aurélio Morujão, Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014.
JASPERS, K.- Razon y existencia. Cinco lecciones. Trad. Heraldo Kahnemann, Buenos Aires: Editorial Nova, 1959.
JASPERS, K.- La fe filosófica ante la revelación. Trad. Gonzalo Díaz y Díaz, Madrid: Gredos, 1969.
JASPERS, K. – Iniciação Filosófica. Trad. Manuela Pinto dos Santos, Lisboa: Guimarães Editores, 1985.
JASPERS, K.- Introdução ao pensamento filosófico. Trad. Leonidas Hegenberg e Octanny S. Motta, São Paulo: Cultrix, 1988.
JASPERS, K.- Philosophie (Orientation dans le monde, Eclairement de l`existence, Métaphysique). Trad. Jeanne Hersch: Paris, Berlin, Heidelberg: Springer-Verlag, 1989.
JASPERS, K. – A questão da culpa. A Alemanha e o nazismo. Trad. Cláudia Dornbusch, São Paulo: Todavia, 2018.
MANN, T.- A Montanha Mágica. Trad. Herbert Caro, Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.
PETEAN, A.C.L.- Fanatismo, dúvida e suicídio em Cioran, Jundiaí: Paco Editorial, 2015.
SCHOPENHAUER, A.- Sobre a ética. Trad. Flamarion C. Ramos, São Paulo: Hedra, 2012.
SCHOPENHAUER, A.- As dores do mundo: o amor – a morte – a arte – a moral – a religião – a política - o homem e a sociedade. Trad. José Souza de Oliveira, São Paulo: Edipro, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Phenomenology, Humanities and Sciences

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.