Hermenêutica Colaborativa Na Pesquisa Fenomenológica Interventiva Com Universitários Em Sofrimento Psíquico
DOI:
https://doi.org/10.62506/phs.v1i2.33Palavras-chave:
Sofrimento Psíquico, Ensino Superior, Processos Grupais, Serviço Escola, Pesquisa FenomenológicaResumo
O presente artigo exemplifica o uso do método da Hermenêutica Colaborativa através de uma pesquisa que objetivou descrever processos envolvidos em grupos interventivos com universitários em sofrimento psíquico, pretendendo compreender suas experiências ao participarem desses grupos; apontar atravessamentos envolvidos nos processos; e identificar possíveis alcances na (trans)formação em modos de subjetivação dos universitários. Dois grupos foram facilitados durante oito encontros cada, ocorreram em um serviço escola, foram conduzidos por duas estudantes de Psicologia, que eram supervisionadas semanalmente. O instrumento de coleta foi a Versão de Sentido. Os resultados, analisados em uma perspectiva fenomenológica hermenêutica, apontaram como Unidades de Sentido: sentimento de surpresa diante de problemas e dificuldades em comum; reflexão sobre o passado, relacionando-o com o presente e perspectivando o futuro; aprendizagem da necessidade de assumir as próprias escolhas e ter coragem para mudar; aceitação das próprias dificuldades; e reconhecimento da autonomia dos próprios potenciais de mudança. Concluiu-se que: nesse espaço de escuta e fala da pesquisa interventiva, os universitários teceram sentidos que viabilizaram o enfrentamento de suas dificuldades e a construção coletiva de fatores de proteção; a supervisão dos processos foi condição sine qua non para que as facilitadoras cuidassem da própria capacidade de cuidar.
Referências
Aguirre, A.M.B., Herzberg, E., Pinto, E.B., Becker, E., Car mo, H.M.S., & Santiago, M.D.E. (2000). A formação da atitude clínica no estagiário de Psicologia. Psicologia USP, 11(1), 49-62. https://doi.org/10.1590/S0103-65642000000100004
Amatuzzi, M.M. (1991). O sentido-que-faz-sentido: uma pesquisa fenomenológica do processo terapêutico. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 7(1): 1-12.
Amatuzzi, M.M. (1993). Etapas do processo terapêutico: um estudo exploratório. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 9(1): 1-21.
Amatuzzi, M.M. (1996). O uso da versão de sentido na formação e pesquisa em psicologia. In Coletâneas da ANPEPP, (pp.11-24). Brasília: ANPEPP. Recuperado em 25, março, 2020, de: https://www.anpepp.org.br/acervo/Colets/v1n09a01.pdf
Amatuzzi, M.M. (2008). Por uma psicologia humana. Campinas, SP: Alínea.
Amatuzzi, M.M. (2009). Psicologia fenomenológica: uma aproximação teórica humanista. Estudos de Psicologia, Campinas, 26(1), 93-100. https://doi.org/10.1590/S0103-166X2009000100010
Andrade A. S.; Tiraboschi G. A., Antunes N. A., Viana P. V. B. A., Zanotto P. A., & Curilla R. T. (2016). Vivências de graduandos em Psicologia. Psicologia: Ciência e Profissão, 36 (4), 831-846. http://doi.org/10.1590/1982-3703004142015
Auerbach, R.P. et al (2016). Mental disorders among college students in the World Health Organization World Mental Health Surveys. Psychological Medicine, 46: 2955–2970. Recuperado em 05, fevereiro, 2019 de: https://www.apa.org/pubs/journals/releases/abn-abn0000362.pdf
Bauman, Z. (2007). Tempos líquidos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
Boris, G. (2008). Versões de sentido: um instrumento fenomenológico-existencial para a supervisão de psicoterapeutas iniciantes. Psicologia Clínica, 20 (1), 165-180. https://doi.org/10.1590/S0103-56652008000100011
Cambricoli, F., & Toledo, L.F. (2017). Aumento de transtornos mentais entre jovens preocupa universidades. O Estado de São Paulo, 16 Setembro 2017. Recuperado em 18 de abril de 2018, de http://saude.estadao.com.br/noticias/geral,aumento-de-transtornos-mentais-entre-jovens-preocupa--universidades,70002003562
CNS/CONEP (2012). Resolução N. 466, de 12 de dezembro de 2012. Recuperado em 17 de abril de 2017, de http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/reso466.pdf
CNS/CONEP (2016). Resolução N.510, de 07 de abril de 2016. Recuperado em 24 de abril de 2018, de http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/reso510.pdf
Dejours, C. (2004). Subjetividade, trabalho e ação. Revista Produção, 14(3), 27-34. https://doi.org/10.1590/S0103-65132004000300004
Diniz, N.F.P.S., & Aires, S. (2018). Grupo de escuta e reflexão com estudantes universitários. Revista do NESME, 15(1), 61-75. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-24902018000100007&lng=pt&tlng=pt
Finlay, L. (2009). Ambiguous encounters: a relational approach to phenomenological research. Indo-Pacific Journal of Phenomenology, 9(1), 1-17. https://doi.org/10.1080/20797222.2009.11433983
FONAPRACE (2014). IV Pesquisa do perfil socioeconômico e cultural dos estudantes de graduação das Instituições Federais de Ensino Superior Brasileiras. Uberlândia: Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis/ANDIFES. Disponível em: http://www.andifes.org.br/wp-content/uploads/2017/11/Pesquisa-de-Perfil-dos-Graduandos-das-IFES_2014.pdf
Gadamer, H-G. (1995). Hermenêutica em retrospectiva. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
Gondim, S.M.G. (2003). Grupos focais como técnica de investigação qualitativa: desafios metodológicos. Paidéia, 12(24), 1449-1461. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2002000300004
Graner, K. M. & Cerqueira, A. T. A. R. (2019). Revisão integrativa: sofrimento psíquico em estudantes universitários e fatores associados. Ciência & Saúde Coletiva, 24(4), 1327-1346. Epub May 02. https://doi.org/10.1590/1413-81232018244.09692017
Halling, S., & Rowe, J. (1997). Placing dialogue at the heart of research. Trabalho apresentado na Conference on Qualitative Research in Education, University of Georgia, Athens, GA.
Holanda, A.F. (2014). Por uma clínica fenomenológica do sofrimento: o sofrer é do sofrente e do existente. Em I.I. Costa (org.). Sofrimento humano, crise psíquica e cuidado: dimensões do sofrimento e do cuidado humano na contemporaneidade, (pp. 115-153), Brasília: Editora Universidade de Brasília.
Macêdo, S. (2015). Clínica humanista-fenomenológica do trabalho. A construção de uma ação diferenciada diante do sofrimento no e por causa do trabalho. Curitiba: Juruá.
Macêdo, S. (2018). Sofrimento Psíquico e Cuidado Com Universitários: Reflexões e intervenções fenomenológicas. ECOS: Estudos Contemporâneos em Subjetividade, 8 (2): 265-277. Disponível em: http://www.periodicoshumanas.uff.br/ecos/article/view/2844
Macêdo, S. (2019). Hermenêutica Colaborativa: ação humanista-fenomenológica em grupos interventivos com universitários em sofrimento psíquico [Resumo]. In Anais do Congresso Internacional de Fenomenologia & Psicologia; IV Congresso Brasileiro de Psicologia & Fenomenologia. Curitiba, PR. (p. 11). Disponível em: http://labfeno.com.br/eventos/nossos-eventos/346-2/
Macêdo, S., Souza, G.W., & Lima, M.B.A. (2018). Oficina de desenvolvimento da escuta: prática clínica na formação em psicologia. Revista da Abordagem Gestáltica, 24 (2): 123-133. http://dx.doi.org/10.18065/RAG.2018v24n2.1.
Merleau-Ponty, M (1971). O visível e o invisível. São Paulo: Perspectiva.
Munari, D.B., Padilha, G.C., Motta, K.A.M., & Medeiros, M. (2007). Contribuições para a abordagem da dimensão psicológica dos grupos. Revista de Enfermagem UERJ, 15(1), 107-112. Disponível em: https://issuu.com/sobrapgo/docs/sobrap_artigoabordagem/2
Nascimento, C., & Macêdo, S. (2019). A crise do sentido e a saúde mental no mundo contemporâneo do trabalho: proposições fenomenológicas. Revista PsicoFAE: Pluralidades em Saúde Mental, 8(1), 95-112. Disponível em: https://revistapsicofae.fae.edu/psico/article/view/237
Nery, M.P. & Fortunato, L.C. (2008). A pesquisa em psicologia clínica: do indivíduo ao grupo. Estudo de Psicologia, Campinas, 25(2), 241-250. https://doi.org/10.1590/S0103-166X2008000200009
Oliveira, M.S., Pereira, R.F., Peixoto, A.C.A., Rocha, M.M., Oliveira-Monteiro, N.R., Macedo, M.M.K, & Silvares, E.F.M. (2014). Supervisão em serviços escola de Psicologia no Brasil: perspectivas dos supervisores e estagiários. Psico, Porto Alegre, PUCRS, 45(2), e1-e9. http://dx.doi.org/10.15448/1980-8623.2014.2.15417
Oliveira, R.A., & Ciampone, M.H.T. (2008). Qualidade de vida de estudantes de enfermagem: a construção de um processo e intervenções. Rev. Esc. Enferm USP, 42(1), 57-65. https://doi.org/10.1590/S0080-62342008000100008
Osse, C.M.C., & Costa, I.I. (2011). Saúde mental e qualidade de vida na moradia estudantil da Universidade de Brasília. Estudos de Psicologia, Campinas, 28(1), 115-122. https://doi.org/10.1590/S0103-166X2011000100012
Padovani, R. C., Neufeld, C. B., Maltoni, J., Barbosa, L. N. F., Souza, W. F., Cavalcanti, H. A. F., & Lamu, J. N. (2014). Vulnerabilidade e bem-estar psicológico do estudante universitário. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 10(1), 02-10. https://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20140002
Peres, R. S., Santos, M. A., & Coelho, H. M. B. (2003). Atendimento psicológico a estudantes universitários: considerações acerca de uma experiência em clínica-escola. Estudos de Psicologia, PUC-Campinas, 20(3), 47-57. https://doi.org/10.1590/S0103-166X2003000300004
Peres, R. S., Santos, M. A., Coelho, H. M. B. (2004). Perfil da clientela de um programa de pronto-atendimento psicológico a estudantes universitários. Psicologia em Estudo, Maringá, 9(1), 47-54. https://doi.org/10.1590/S1413-73722004000100007
Rogers, C. R. (1961). Tornar-se pessoa (M. J. do C. Ferreira, Trad.). São Paulo: Martins Fontes.
Rogers, C. R. (1970). Grupos de encontro (J. L. Proença, Trad.). São Paulo: Martins Fontes.
Sei, M. B., & Paiva, M. L. S. C. (2011). Grupo de supervisão em Psicologia e a função de holding do supervisor. Psicologia: Ensino & Formação, 2(1), 9-19. Recuperado em 04 de agosto de 2019, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-20612011000100002&lng=pt&tlng=pt.
Souza, G. W., & Macêdo, S. (2018). Grupo interventivo com genitores(as) de crianças vítimas de violência sexual. Revista da Abordagem Gestáltica, 24(3), 265-274. http://dx.doi.org/10.18065/RAG.2018v24n3.1.
Terry, M. L., Leary, M. R., & Mehta, S. (2012). Self-compassion as a buffer against homesickness, depression, and dissatisfaction in the transition to college. Self and Identity, 12(3), 278-290. https://doi.org/10.1080/15298868.2012.667913
Thurber, C. A., & Walton, E. A. (2012). Homesickness and adjustment in university students. Journal of American College Health, 60(5), 415-9: https://doi.org/10.1080/07448481.2012.673520
Vieira, E. M., Bezerra, E. N., Pinheiro, F. P. H. A., & Branco, P. C. C. (2018). Versão de sentido na supervisão clínica centrada na pessoa: alteridade, presença e relação terapêutica. Revista Psicologia e Saúde, 10(1), 63-76. https://dx.doi.org/10.20435/pssa.v9i1.375
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Phenomenology, Humanities and Sciences
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.