Hermenêutica Colaborativa Na Pesquisa Fenomenológica Interventiva Com Universitários Em Sofrimento Psíquico

Autores

  • Shirley Macêdo Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Ana Lícia Pessoa Nunes Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Melina Pinheiro Gomes de Souza Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF

DOI:

https://doi.org/10.62506/phs.v1i2.33

Palavras-chave:

Sofrimento Psíquico, Ensino Superior, Processos Grupais, Serviço Escola, Pesquisa Fenomenológica

Resumo

O presente artigo exemplifica o uso do método da Hermenêutica Colaborativa através de uma pesquisa que objetivou descrever processos envolvidos em grupos interventivos com universitários em sofrimento psíquico, pretendendo compreender suas experiências ao participarem desses grupos; apontar atravessamentos envolvidos nos processos; e identificar possíveis alcances na (trans)formação em modos de subjetivação dos universitários. Dois grupos foram facilitados durante oito encontros cada, ocorreram em um serviço escola, foram conduzidos por duas estudantes de Psicologia, que eram supervisionadas semanalmente. O instrumento de coleta foi a Versão de Sentido. Os resultados, analisados em uma perspectiva fenomenológica hermenêutica, apontaram como Unidades de Sentido: sentimento de surpresa diante de problemas e dificuldades em comum; reflexão sobre o passado, relacionando-o com o presente e perspectivando o futuro; aprendizagem da necessidade de assumir as próprias escolhas e ter coragem para mudar; aceitação das próprias dificuldades; e reconhecimento da autonomia dos próprios potenciais de mudança. Concluiu-se que: nesse espaço de escuta e fala da pesquisa interventiva, os universitários teceram sentidos que viabilizaram o enfrentamento de suas dificuldades e a construção coletiva de fatores de proteção; a supervisão dos processos foi condição sine qua non para que as facilitadoras cuidassem da própria capacidade de cuidar.

Biografia do Autor

Shirley Macêdo, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutora em Psicologia Clínica, Professora do Programa de Pós Graduação em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido e da Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF.

Ana Lícia Pessoa Nunes, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Graduada em Psicologia pela UNIVASF.

Melina Pinheiro Gomes de Souza, Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF

Graduanda em Psicologia pela UNIVASF

Publicado

2020-06-29

Como Citar

Macêdo, S., Nunes, A. L. P., & Souza, M. P. G. de. (2020). Hermenêutica Colaborativa Na Pesquisa Fenomenológica Interventiva Com Universitários Em Sofrimento Psíquico. Phenomenology, Humanities and Sciences, 1(2), 349–372. https://doi.org/10.62506/phs.v1i2.33