Interpretação, intencionalidade e condições sociológicas para identificação de conteúdo: O estudo da mente e suas tensões metodológicas

The study of the mind and its methodological tensions

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62506/phs.v5i3.200

Palavras-chave:

Mente, Intencionalidade, Interpretação, Psicologia, Sociologia

Resumo

Este artigo seguirá o seguinte caminho para explorar uma abordagem reflexiva do problema
da mente e seus possíveis conteúdos. Primeiramente, destacaremos a tensão entre psicologia e semântica
para explicar o conteúdo dos atos mentais a partir de uma perspectiva de terceira pessoa. Examinaremos
como a teoria da apercepção de Kant exploraram as condições de expressão de representações objetivas
para determinar o conteúdo dos atos intencionais da mente. Em segundo lugar, delinearemos como a
teoria da interpretação de Davidson, utilizando uma teoria semântica extensional baseada em Tarski,
explora a subdeterminação de hipóteses interpretativas compatíveis, a fim de chegar a uma concepção
colectivamente sensível da compreensão mútua e do conteúdo interno das crenças. Kant e Davidson
concordam que as condições para a compreensão do conteúdo mental (ou intencional) dependem de
uma teoria da verdade (ou julgamento) que forneça o parâmetro não unilateral para a interpretação desse
conteúdo. Observaremos então como esta perspectiva acomoda noções céticas de mente, conteúdo e in
tenção. Concluímos com uma série de observações sobre as tensões metodológicas dentro da psicologia,
mostrando que a psicologia e a fenomenologia enfrentam o ceticismo e a possível absorção por condições
de estudo sociologicamente influenciadas. O problema é que o estudo da intencionalidade e do conteúdo
das crenças mentais pode dissolver o seu objecto – a mente e a consciência – numa espécie de fantasma
por trás da linguagem ou numa mera reificação das condições normativas do comportamento racional
sob as condições de influência da linguagem.

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Publicado

2024-09-13

Como Citar

Vollet, L. (2024). Interpretação, intencionalidade e condições sociológicas para identificação de conteúdo: O estudo da mente e suas tensões metodológicas: The study of the mind and its methodological tensions. Phenomenology, Humanities and Sciences, 5(3), 192–199. https://doi.org/10.62506/phs.v5i3.200