A disparidade da experiência e o paradoxo da subjetividade encarnada
DOI:
https://doi.org/10.62506/phs.v6i2.260Palavras-chave:
Merleau-Ponty, Husserl, figura-fundo, esquema corporal, carneResumo
No primeiro capítulo de Fenomenologia da Percepção, Merleau-Ponty coloca a questão do modo específico segundo o qual o corpo vivo do sujeito percipiente é percebido. Esta questão é levantada em continuidade com o seu tratamento das estruturas da percepção no capítulo introdutório. Entre estas estruturas, a distinção figura-fundo é, sem dúvida, a mais importante. Segundo esta distinção, os corpos e objetos percebidos ganham unidade e estabilidade apenas contra um pano de fundo de outros corpos e superfícies. No entanto, Merleau-Ponty levanta, de forma crucial, a questão de como esta distinção se aplica à unidade percebida do corpo próprio, sugerindo que o corpo vivo deve ser considerado como o “terceiro termo” desta distinção. Ele considera o corpo como uma Gestalt única, não apenas um todo irredutível à soma das suas partes, mas também uma unidade existencial definida pela sua espacialidade situacional, chamada de “esquema corporal.” Este esquema distingue a unidade do corpo, oferecendo um enquadramento para a autorreflexão e reversibilidade em ações como tocar ou ver o corpo próprio. Através desta perspectiva, pode-se argumentar que Merleau-Ponty estabelece as bases para compreender o esquema corporal como um precursor conceptual do seu conceito posterior de “carne.” No meu artigo, irei explorar esta interpretação do esquema corporal, destacando como ela difere em alguns aspetos importantes da compreensão de Husserl sobre a constituição do corpo vivo, nomeadamente a sua teoria das chamadas “sensações localizadas” e a distinção Leib-Körper.
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