DESENVOLVIMENTO DA ESCUTA CLÍNICA NA ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA — RELATO DE EXPERIÊNCIA DISCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62506/phs.v5i3.207

Palavras-chave:

Aprendizagem Ativa, Psicologia Clínica, Habilidade Clínica, Ensino Superior, Psicoterapia Centrada na Pessoa

Resumo

A facilitação do ensino, ao invés de uma educação mais tradicional, possibilita ao aluno maior habilidade e adaptação às mudanças que as situações práticas apresentam, pois o próprio conhecimento em si é mutável. A formação do psicólogo compreende o desenvolvimento de habilidades e competências que baseiam sua identidade profissional, como a escuta psicológica clínica. Este artigo tem como objetivo discutir as possibilidades de desenvolvimento da escuta clínica a partir de uma disciplina teórica na graduação de Psicologia. O fundamento teórico foram as metodologias ativas e a proposta de ensino centrado no aluno de Carl Rogers. O método utilizado foi de natureza qualitativa, de inspiração fenomenológica. A análise gerou duas categorias, a saber: o vínculo e as atitudes facilitadoras na relação docente-discentes; as metodologias ativas, o processo formativo e o desenvolvimento da habilidade de escuta. Compreende-se que a qualidade afetiva da relação entre os discentes e a docente durante a disciplina, somado às metodologias ativas empregadas no desenvolvimento das atividades avaliativas e de de sala de aula, possibilitaram uma aprendizagem significativa condizente com o objetivo de aprendizagem. Sugere-se que mais pesquisas englobando as práticas de escuta em psicologia sejam realizadas.

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Publicado

2024-09-13

Como Citar

Franco, M. M., Vieira, I. D., & Brito, R. A. C. de. (2024). DESENVOLVIMENTO DA ESCUTA CLÍNICA NA ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA — RELATO DE EXPERIÊNCIA DISCENTE. Phenomenology, Humanities and Sciences, 5(3), 201–209. https://doi.org/10.62506/phs.v5i3.207