O caminho fenomenológico da arte no pensamento de Martin Heidegger

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DOI:

https://doi.org/10.62506/phs.v3i3.156

Palavras-chave:

Arte., Linguagem, Poesia

Resumo

O presente artigo se orientou pela seguinte questão: qual o papel da arte sobre a linguagem, verdade e a poesia, na concepção do filósofo Martin Heidegger? Essa pergunta enseja a necessidade de respondê-la. Falar da arte como momento de revelação do Ser, nos obriga a falar do poeta e da linguagem poética, uma vez que a arte é intrínseca à existência humana. O percurso seguido por esse trabalho tem a pretensão de esclarecer uma das mais importantes reflexões do filósofo Martin Heidegger, a linguagem poética e a relação entre arte e verdade. O ensaio A origem da obra de arte (1935/36) foi exposto pela primeira vez em meados de 1935/36, período no qual foram proferidos seminários que deram corpo a sua obra. O pensar de Heidegger a respeito da arte e da verdade encaminham o autor para uma nova direção em seu pensar que o aproximou dos poemas de Hölderlin. Exploraremos o encontro de Heidegger com a obra do poeta Hölderlin, que para Heidegger é a trilha para o pensamento ligado ao sentido do ser, que o levará a compreender o que significa o fazer poético.

Referências

Heidegger, M. (2010). A origem da obra de arte. Trad. Idalina Azevedo da Silva, Manuel Antônio de Castro. São Paulo: Edições 70

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Nunes, B. (2007). Hermenêutica e Poesia: O pensamento Poético. Belo Horizonte: Editora UFMG

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Publicado

2023-07-19

Como Citar

Oliveira, B. J. do N. (2023). O caminho fenomenológico da arte no pensamento de Martin Heidegger. Phenomenology, Humanities and Sciences, 3(3), 159–165. https://doi.org/10.62506/phs.v3i3.156