Panorama das Pesquisas Brasileiras em Educação com Fenomenologia (2001-2020)
DOI:
https://doi.org/10.62506/phs.v2i2.129Palavras-chave:
Educação, Fenomenologia, PesquisaResumo
A Fenomenologia propõe à Educação o resgate de seu próprio sentido de ser como escopo investigativo. Nesse ponto de vista é que se encontram diversas pesquisas que utilizam a Fenomeno-logia como método, epistemologia, atitude e/ou cunho interpretativo de experiências na área da Edu-cação. Este artigo apresenta um panorama dessas pesquisas brasileiras em Educação com Fenomeno-logia dos vinte primeiros anos do século XXI – a partir da seguinte pergunta direcionadora: Quais são as principais características do conjunto de pesquisas brasileiras em Educação com Fenomenologia publicadas no Brasil? Portanto, questiona as publicações em sua quantidade, frequência, origem, auto-ria, propostas de estudo, objeto de pesquisa e suas correlações significativas. Para isso, os dados foram extraídos de artigos, dissertações e teses, coletadas a partir de bases e portais de busca. A organização dos dados e sua análise foram executadas com apoio do software Microsoft Excel, os resultados foram abordados quantitativamente e demonstrados com a Estatística Descritiva, para compor a representa-ção do conjunto das publicações. Apreender a configuração das publicações desta temática é de suma importância para entender o status quo da pesquisa em Educação com Fenomenologia e situar novas pesquisas que se organizam com esse método/epistemologia. Os resultados demonstraram que 2017 e 2018 foram os anos em que mais se publicou esta temática; os assuntos mais utilizados nas pesqui-sas foram corpo e ‘formação de professores’; outras áreas de pesquisa se associam à Educação, como saúde, geografia, Educação-física, filosofia, arte e cultura; e, o Sudeste é a região do Brasil que mais publicou pesquisas em Educação com Fenomenologia.
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