Primeiros Passos: Apropriações de F. J. J. Buytendijk na Educação Física Brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62506/phs.v2i1.70

Palavras-chave:

Educação Física, Movimento, Teoria do Jogo

Resumo

Embora haja raras menções, F. J. J. Buytendijk é um autor desconhecido na Educação Física brasileira. O objetivo do presente estudo foi articular uma aproximação das ideias de F. J. J. Buytendijk com a área da Educação Física. Inicialmente foi feito um resumo biográfico da eclética trajetória do pensamento do autor. Em seguida, conduziu-se uma revisão da Teoria do Se-Movimentar Humano (TSMH), na qual Buytendijk desfruta de papel destacado, embora, suas ideias não sejam aprofundadas pelos estudos da área. A posteriori, é apresentada sua Teoria Geral e sua Antropologia de jogo. Autores da Educação Física tem se apropriado tão-somente
da última e de forma restrita, isto é, desconsiderando as contribuições da Teoria Geral de Jogo e a plenitude das ideias da Antropologia de Jogo. Por fim, argumentamossobre a relevância de se estudar Buytendijk na Educação Física brasileira e, sobretudo, defendemos que as ideias do pensador holandês precisam ser mais bem estudadas e contextualizadas nas pesquisas nacionais, dado que a riqueza de suas teorizações pode contribuir com essa áreatanto em investigações temáticas quanto no itinerário metodológico de pesquisas nesse mote.

Biografia do Autor

Gilson Santos Rodrigues

Doutorando em Educação Física, Faculdade
de Educação Física da Universidade Estadual
de Campinas, São Paulo, Brasil.

Eloisa Rosotti Navarro

Doutoranda em Educação, Matemática e
Tecnologia, Universidade Federal de São Carlos,
São Paulo, Brasil.

Rogério de Melo Grillo

Pós-Doutorado em Educação Científica e
Tecnológica, Centro de Ciências da Educação,
Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Doutorando
em Educação Física, Faculdade de Educação Física
da Universidade Estadual de Campinas, São Paulo,
Brasil.

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Publicado

2021-04-22

Como Citar

Rodrigues, G. S., Navarro, E. R., & Grillo, R. de M. (2021). Primeiros Passos: Apropriações de F. J. J. Buytendijk na Educação Física Brasileira. Phenomenology, Humanities and Sciences, 2(1), 22–43. https://doi.org/10.62506/phs.v2i1.70