Corpo e linguagem na fenomenologia de Merleau-Ponty
DOI:
https://doi.org/10.62506/phs.v6i2.252Palavras-chave:
Corpo; Linguagem; Fenomenologia; Literatura; OntologiaResumo
A investigação tem como escopo refletir sobre a questão do corpo e da linguagem salientando a viva interação entre esses dois polos no âmbito do pensamento de Merleau-Ponty. Levar-se-á em conta o fato de que a intriga existente entre os escritos em torno da Fenomenologia da percepção (1945) como àqueles que constelam ao redor da ontologia indireta do Ser Vertical abordada na obra O Visível e o invisível (1961) e aos Escritos Inéditos (2013s), se revela profundamente instigante para uma inesgotável e renovada indagação a respeito da temática do corpo e da linguagem desde uma filosofia genuinamente encarnada. Nesse contexto, a categoria de expressão assume um divisor de águas no horizonte do pensamento do filósofo. Ela põe em questão qualquer equívoco de se associar corpo e linguagem à ideia da mera representação. Após apresentar os termos fundamentais que constelam em torno da categoria de corpo-próprio indissociável de uma autêntica existência carnal de sujeitos falantes, tratar-se-á de evidenciar a maneira como o filósofo coloca em xeque os limites da linguagem comum em prol do ineditismo do caráter diacrítico da linguagem que, doravante, lhe permite vincular a linguagem indireta à linguagem literária e estas à nova forma de fazer filosofia na contemporaneidade.
Referências
MERLEAU-PONTY, Maurice. A prosa do mundo. São Paulo: Cosac & Naify, 2002
MERLEAU-PONTY, Maurice. Entretiens avec Georges Charbonnier et autres dialogues, 1946-1959. Paris: Verdier, 2016.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Le monde sensible et le monde de l’expression: cours au Collège de France: notes, 1953. Genève: MētisPresses, 2011.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Le problème de la parole: cours au Collége de France, notes, 1953-1954. Genève: MētisPresses, 2020.
MERLEAU-PONTY, Maurice. O visível e o invisível. São Paulo: Perspectiva, 2009.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Psychologie et pédagogie de l’enfant: Cours de Sorbonne (1949-1952). Paris: Verdier, 2001.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Recherches sur l’usage littéraire du langage: cours au Collège de France: notes, 1953. Genève: MētisPresses, 2013.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Sinais. Lisboa: Minotauro, 1962.
SAINT-AUBERT, Emmanuel. Être et chair. Du corps au désir: l’habitation ontologique de la chair. Paris: Vrin, 2013.
SAINT-AUBERT, Emmanuel. Être et chair. L’épreuve perceptive de l’être: avancées ultimes de la phénoménologie de Merleau-Ponty. Paris: Vrin, 2021.
SILVA, C.A.F. Claudinei. A. A dobra carnal do Logos: Merleau-Ponty e o prodígio da linguagem. Perspectiva Filosófica, vol. 50, n. 3, 2023, p. 261-282.
SILVA, C.A.F. A carnalidade da reflexão: ipseidade e alteridade em Mer¬leau-Ponty. São Leopoldo, RS: Nova Harmonia, 2009.