Experiências de Estudantes de Universidades Públicas Pernambucanas Durante o Distanciamento Social na Pandemia Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.62506/phs.v3i3.159Palavras-chave:
Sofrimento Universitário, Pandemia COVID-19;, Educação Superior, Pesquisa Fenomenológica, Saúde MentalResumo
O objetivo geral da presente pesquisa foi compreender experiências de universitários de cursos de saúde de instituições públicas de Pernambuco, Brasil, durante o distanciamento social ocasionado pela pandemia da COVID-19. Foi utilizado o método fenomenológico de tendência empírica. Colaboraram dez universitários dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Nutrição e Psicologia, que encaminharam depoimentos escritos por e-mail. Análise fenomenológica foi realizada e presentificou-se a experiência nas seguintes Unidades de Sentido: saudade da vida e da rotina universitária presencial; preocupações com o atraso do curso; insatisfação, frustração e desgaste emocional diante do Ensino Remoto Emergencial; medo de contrair a doença e contaminar a família; multiplicidade de sentimentos negativos frente à pandemia; incertezas diante do tempo delongado da pandemia, que promoveram desequilíbrio físico e emocional; reconfiguração da dinâmica e do equilíbrio familiar; atração pela solidão favoreceu lidar indiferentemente com o distanciamento social; alívio da situação através de tempo dedicado à fé/crença religiosa e lazer/hobby. Concluiu-se, principalmente, que esses resultados apontam para a necessidade urgente de políticas públicas de cuidado a esses sujeitos.
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