Posicionamentos da Différance

a desconstrução como estratégia de leitura do mundo da vida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62506/phs.v4i2.157

Palavras-chave:

Desconstrução;, Différance;, Epistemologia;, Mundo da vida;

Resumo

Este ensaio teórico se propõe a pensar possibilidades de leitura a partir da estratégia de Desconstrução inspirada no pensamento de Jacques Derrida, construindo-se como uma incursão metodológica e que tem pretensões de contribuir com a discussão epistemológica sobre a pesquisa em torno do fenômeno (ou o discurso) em ciências humanas. Em um primeiro momento, são propostas pistas para uma leitura derridiana do fenômeno que, enquanto tal, demonstra possuir uma estrutura textual. Para tanto, parte-se da centralidade do conceito de Différance e como ele circunscreve a possibilidade de um objeto de análise da estratégia desconstrucionista – a errância do sentido, que considera, simultaneamente, sua dinâmica e estrutura. Na sequência, define-se esta perspectiva de leitura como uma estratégia de análise/leitura do mundo da vida, mostrando como pode contribuir o conceito de realidade enquanto texto para tal discussão. Por fim, esboça-se uma síntese dos elementos fundamentais dessa estratégia. Conclui-se este ensaio com a sugestão de que o mundo da vida cotidiano é constituído por uma história de contingências e atravessamentos e por uma verticalidade que, sem se comprometer com a ideia de uma arché última, tem um centro que, contudo, não é idêntico à subjetividade, mas seu produtor – a estrutura e dinâmica da Différance.

Biografia do Autor

Caio Monteiro Silva, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Gestalt-Terapeuta pelo Instituo Gestalt do Ceará (IGC). Graduado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Professor na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Londrina, Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-09-15

Como Citar

Pereira Dos Santos, H. ., & Monteiro Silva, C. (2023). Posicionamentos da Différance : a desconstrução como estratégia de leitura do mundo da vida. Phenomenology, Humanities and Sciences, 4(2), 102–111. https://doi.org/10.62506/phs.v4i2.157